terça-feira, 25 de junho de 2013

Diagnóstico: pontas duplas e outros problemas dos fios

As deformidades aparecem sempre que o cabelo sofre agressões físicas ou químicas. Conheça a diferença entre elas e saiba o que se passa na sua cabeça

Camada externa do fio de cabelo, “a cutícula serve como proteção para que o córtex e a medula, parte intermediária e central, respectivamente, não sejam atingidos”, explica a terapeuta capilar Patrícia Maciel, de São Paulo. Ela é formada por células achatadas sobrepostas que lembram as escamas de um peixe. Sofre alterações quando agredida por fatores externos (sol e vento), químicos (tintura e alisamento) ou mecânicos (pentear e secar).

A ilustração mostra várias deformidades dos fios. Confira abaixo as causas e como tratar cada uma delas - Arte iG
A ilustração mostra várias deformidades dos fios. Confira abaixo as causas e como tratar cada uma delas

1, 2 e 3:  As ilustrações mostram as verdadeiras pontas duplas, chamadas de tricoptilose pelos médicos. Mas nem toda ‘ponta dupla’ é dupla; sabia? Elas também podem ser triplas ou quádruplas e aparecer ao longo do fio – e não só nas pontas. “Falta de hidratação, tinturas, alisamentos, uso de chapinhas são algumas das causas desse problema”, afirma o dermatologista Marcelo Bellini, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologista e da Academia Americana de Dermatologia.
4 e 5: Asperezas próximas à extremidade do fio são, na verdade, nós, conhecidos como triconodose. Eles surgem pela fricção exagerada, uso excessivo de secador, modelador e chapinha, procedimentos químicos e falta de hidratação. É mais comum aparecerem em cabelos cacheados e crespos, e nas pontas que são a parte mais velha do fio.
6: A chamada constrição de Pohl-Pinkus é uma diminuição momentânea no desenvolvimento da fibra capilar, que fica mais fina e parece esgarçada. Pode ser provocada por doenças sistêmicas, como depressão e infecções, e, portanto, merece uma avaliação médica. O tratamento e a cura desses distúrbios devolve ao fio sua espessura normal.
7: Pode parecer que são pontas duplas unidas, formando um laço, mas não são. “A tricorrexis nodosa, como é chamada, é característica do fio que perdeu a cutícula por agressão química ou desgaste mecânico, o que fez com que o córtex capilar se alargasse, dando a impressão de um grande nó”, explica o tricologista Erick Omar. No microscópio, a aparência é de bolinhas brancas, como se fossem lêndeas (ovos do piolho). Além de ser provocado por agressões à cutícula, como excesso de químicos ou de chapinhas, o problema também pode ter origem congênita. Na dúvida, procure um médico.

Risca do cabelo pode valorizar seu rosto

Marcada na lateral ou no meio da cabeça, a risca não é para qualquer tipo de rosto. Para não errar na hora de compor o look, saiba qual das versões fica melhor para você

“A risca – ou repartido – bem marcada foi muito usada nas décadas de 30 e 40 e, agora, voltou com força total”. Famosas como Gwyneth Paltrow, Marion Cotillard, Mila Kunis e Sandra Bullock já adotaram o estilo ‘risca’, que, além de enfeitar, ajuda a equilibrar os traços do rosto. Mas, cuidado, a risca também pode realçar aspectos indesejáveis. Decida aqui o que vai bem para você:

A risca no meio faz uma moldura que ajuda a afinar rostos redondos ou quadrados - Getty Images
A risca no meio faz uma moldura que ajuda a afinar rostos redondos ou quadrados

Risca no meio atenua o rosto redondo ou de testa muito larga
Quando centralizada, dividindo o cabelo em duas partes iguais (uma para cada lado da cabeça), a risca é ideal para quem tem o rosto mais cheinho e arredondado ou de testa muito larga, porque chama a atenção para o centro da face e desvia o olhar das laterais, reduzindo a impressão de volume. “O cabelo contorna as laterais do rosto como uma moldura e parece afinar seus contornos”.
O rosto anguloso da atriz francesa, Marion Cotillard,  permite algumas ousadias. A risca, realçada pelo cabelo bem esticado e puxado para trás das orelhas, valoriza o formato oval do rosto da atriz Marion Cotillard - Getty Images
O rosto anguloso da atriz francesa, Marion Cotillard, permite algumas ousadias. A risca, realçada pelo cabelo bem esticado e puxado para trás das orelhas, valoriza o formato oval do rosto da atriz Marion Cotillard
Risca lateral para emoldurar rostos angulosos
É excelente para mulheres com rosto anguloso, seja de forma quadrada, triangular ou retangular. “À esquerda ou à direita, a risca deixa os fios em diagonal na frente do rosto e isso é perfeito para suavizar as linhas duras e retas, arredondando a fisionomia”.
Uma boa opção para quem tem rosto pequeno, como é o caso da atriz Zooey Deschanel, é uma franja curta e despenteada, emoldurando a testa. Foto: Getty Images
Uma boa opção para quem tem rosto pequeno, como é o caso da atriz Zooey Deschanel, é uma franja curta e despenteada, emoldurando a testa
Nada de riscas se sua testa é curta
Infelizmente, quem tem rosto curtinho, ou seja, com testa pequena e pouca distância entre a raiz do cabelo e o queixo, deve evitar qualquer tipo de risca. No caso desse tipo de rosto, “é preciso, ao contrário, acrescentar volume na parte de cima para dar um efeito mais alongada. Por isso não recomendo a risca marcada”. O melhor é apostar em topetes e fios desfiadinhos no topo da cabeça.

Tintura ou tonalizante?

Como descobrir o melhor tipo de coloração para você? Depende da sua intenção...

Escolha a melhor forma de colorir os fios – Getty Images

Muita gente acredita que as tinturas são mais agressivas do que os tonalizantes. Por outro lado, os xampus colorantes não resistem por muito tempo. Confira como esses produtos realmente funcionam e faça a sua escolha.
Quando a tintura é a melhor opção?
“Por sua maior pigmentação e elementos químicos mais potentes (como a amônia, na maioria dos casos), a tintura é utilizada em transformações radicais, como mudar a cor do cabelo ou fazer mechas.
E os tonalizantes, em que situação eles funcionam?
Os tonalizantes são soluções de efeito temporário e menos agressivas, servem para tratamentos intermediários, como dar brilho, neutralizar cores indesejadas, escurecer ou clarear – mas apenas até dois tons. “Funcionam também para dar um descanso em fios que estão prejudicados por procedimentos químicos muito extremos”. Só que nesse caso, o número de retoque aumenta muito em relação à tintura.
Qual é a diferença entre esses dois tipos de produtos?
A diferença entre a fórmula do tonalizante e das tinturas mais modernas é a presença da amônia, responsável por abrir as cutículas para que os pigmentos penetrem e ajam no córtex do fio. Nas tinturas permanentes, é a amônia que garante a cor mais duradoura. Os tonalizantes, livres dessa substância, não têm a capacidade de abrir as cutículas dos fios, fixando os pigmentos apenas na parte externa.
Com que frequência é preciso retocar?
De maneira geral, tanto a tintura quanto os tonalizantes devem ser aplicados em intervalos de um mês, em média. Claro que, cada cabelo reage de maneira única, e se você perceber que a cor precisa de um “up” antes deste tempo, nada impede de adiantar a reaplicação. Algumas pessoas tingem ou tonalizam os cabelos a cada 20 dias.
Qual dos dois métodos cobre melhor os brancos?
“A tintura é a melhor opção para quem tem mais de 50% de fios brancos. Se tiver menos que isso, vale usar o tonalizante”.
Qual é mais indicado para quem utiliza outros tipos de química, como escova progressiva?
“Os tonalizantes, pois não interferem na cutícula do fio, onde age a progressiva”. Isso diminui os riscos de um ataque químico excessivos aos fios.

terça-feira, 11 de junho de 2013


Novidade ! Considerado o produto inovador da HAIR BRASIL 2013 !

Foto: Novidade ! Considerado o produto inovador da HAIR BRASIL 2013 !

SALVATORE BLUE GOLD - 100% LISO, 100% HIDRATADO, 100% BRILHO !

Vejam os beneficios do produto SALVATORE BLUE GOLD !

OBS.: PRODUTO ESPECIFICO PARA CABELOS LOIROS !

O princípio Ativo da Blue Gold é o Tanino (polifenol de origem vegetal) extraído de algas marinhas, patenteado pela Salvatore.

No início utilizam-se um tanino extraído de cascas de árvores, porém a empresa desenvolveu a fórmula de seu produto substituindo-o pelo tanino de algas, o qual é bem mais refinado e, portanto, melhor absorvido pelos fios.
O Tanino atua como antioxidante natural, ele é amplamente aplicado pela medicina no tratamento de inflamações agudas e crônicas de garganta, gastrointestinais e dermatológicas devido ao seu alto potencial antioxidante, antisséptico, cicatrizante e adstringente. Recentemente foram publicados estudos científicos que comprovam a eficácia do uso de Tanino no tratamento de alguns tipos de câncer.

Não contém formol.
É compatível com qualquer tipo de química pré-existente nos cabelos, inclusive com cabelos loiros descoloridos  (Lembrando sempre de que, apesar disso, o TESTE DE MECHA é fundamental!).
Interrompe cortes químicos sem a necessidade de alisar.
Atua como Reconstrução/Restauração Capilar.
Alisa até 100% os cabelos de forma uniforme e natural.
É um produto natural dermatologicamente testado.
Tem como princípio ativo o Tanino Vegetal extraído de Algas Marinhas.
Não contém conservantes químicos
Não desbota o cabelo e não amarela o loiro QUANDO aplicado de maneira correta.
Não tem efeito acumulativo, ou seja, NÃO danifica o fio com aplicações sucessivas.
Não Impermeabiliza a fibra capilar.
Não fede.
Não faz fumaça.
Não acarreta ardência nos olhos e vias respiratórias.
Não oferece risco para a saúde do cliente e do profissional
Possui durabilidade de 2 a 6 meses
Pode ser revertido com o tempo caso a pessoa não deseje mais alisar os cabelos.

Além do Tanino de Algas, os outros ativos que compõem a fórmula da Blue Gold são:
Aminoácidos
Os dezenove Aminoácidos, responsáveis pela nutrição e reestruturação do fio cessando assim a quebra de fios em excesso causada por falta de nutrientes.
Dentre eles: Cistina e Cisteína
  
Proteína da Seda
Filme protetor biológico, protetor das cutículas, nutrição e hidratação ( Interna e Externa), aumento de resistência e elasticidade, reconstituição de brilho natural.
Queratina Natural
Extraída do próprio fio de cabelo aumento a substantividade capilar, melhora de penteabilidade a seco e a úmido, rico em Glicina, Cistina e Cisteína, crescimento uniforme e saudável, fios fortes, macios e saudáveis.
Colágeno biológico
Penteabilidade, brilho, maciez, previne e combate as pontas duplas, filme hidratante natural, redutor da agressividade de agentes químicos e físicos, uniformidade na  deposição de colorações capilares.
Cimento Intercelular
Responsável pelo fortalecimento e selagem perfeita das cutículas
Vitaminas E e C
Antioxidantes naturais, protetores do DNA capilar, proteção contra os radicais livres, umidificantes e revitalizantes naturais, proteção contra os raios UV e preservação da cor.
Vitaminas B3, B5 e B6
Ativadores do metabolismo celular, estimulam a circulação sanguínea, ativam o transporte de oxigênio aos folículos pilosos, estimulam o crescimento e a regeneração tecidual, umidificantes e emolientes.
Composto de extratos vegetais de: Guaraná, Bambu e Frutas Vermelhas
Os Extratos Vegetais atuam diretamente na reposição de nutrientes para a reversão de processos químicos e físicos.
Óleos Naturais de Macadâmia, Tucumã e Cupuaçu
Excelentes emolientes, hidratantes, desobstrutores na circulação capilar e protetores térmicos.
Chá Verde (Camélia Simensis)
Alto poder Antioxidante, regulador da oleosidade do couro cabeludo previne queda de fios e alta ação bactericida.
Silicones Nobres: Ciclometicone, Dimeticone e Ciclopentasiloxane
Atuam como, protetores térmicos, penteabilizantes, ativadores de brilho natural, maciez, sedosidade, desembaraçantes e filtros solares.

Todos estes beneficios já chegaram no Manuela Valentina Beautyhair e vc pode realizar este tratamento com uma SUPEROFERTA de R$ 300,00 por R$ 180,00 !

Agende seu Horário.


SALVATORE BLUE GOLD - 100% LISO, 100% HIDRATADO, 100% BRILHO !

Vejam os beneficios do produto SALVATORE BLUE GOLD !

OBS.: PRODUTO ESPECIFICO PARA CABELOS LOIROS !

O princípio Ativo da Blue Gold é o Tanino (polifenol de origem vegetal) extraído de algas marinhas, patenteado pela Salvatore.

No início utilizam-se um tanino extraído de cascas de árvores, porém a empresa desenvolveu a fórmula de seu produto substituindo-o pelo tanino de algas, o qual é bem mais refinado e, portanto, melhor absorvido pelos fios.
O Tanino atua como antioxidante natural, ele é amplamente aplicado pela medicina no tratamento de inflamações agudas e crônicas de garganta, gastrointestinais e dermatológicas devido ao seu alto potencial antioxidante, antisséptico, cicatrizante e adstringente. Recentemente foram publicados estudos científicos que comprovam a eficácia do uso de Tanino no tratamento de alguns tipos de câncer.

Não contém formol.
É compatível com qualquer tipo de química pré-existente nos cabelos, inclusive com cabelos loiros descoloridos (Lembrando sempre de que, apesar disso, o TESTE DE MECHA é fundamental!).
Interrompe cortes químicos sem a necessidade de alisar.
Atua como Reconstrução/Restauração Capilar.
Alisa até 100% os cabelos de forma uniforme e natural.
É um produto natural dermatologicamente testado.
Tem como princípio ativo o Tanino Vegetal extraído de Algas Marinhas.
Não contém conservantes químicos
Não desbota o cabelo e não amarela o loiro QUANDO aplicado de maneira correta.
Não tem efeito acumulativo, ou seja, NÃO danifica o fio com aplicações sucessivas.
Não Impermeabiliza a fibra capilar.
Não fede.
Não faz fumaça.
Não acarreta ardência nos olhos e vias respiratórias.
Não oferece risco para a saúde do cliente e do profissional
Possui durabilidade de 2 a 6 meses
Pode ser revertido com o tempo caso a pessoa não deseje mais alisar os cabelos.

Além do Tanino de Algas, os outros ativos que compõem a fórmula da Blue Gold são:
Aminoácidos
Os dezenove Aminoácidos, responsáveis pela nutrição e reestruturação do fio cessando assim a quebra de fios em excesso causada por falta de nutrientes.
Dentre eles: Cistina e Cisteína

Proteína da Seda
Filme protetor biológico, protetor das cutículas, nutrição e hidratação ( Interna e Externa), aumento de resistência e elasticidade, reconstituição de brilho natural.
Queratina Natural
Extraída do próprio fio de cabelo aumento a substantividade capilar, melhora de penteabilidade a seco e a úmido, rico em Glicina, Cistina e Cisteína, crescimento uniforme e saudável, fios fortes, macios e saudáveis.
Colágeno biológico
Penteabilidade, brilho, maciez, previne e combate as pontas duplas, filme hidratante natural, redutor da agressividade de agentes químicos e físicos, uniformidade na deposição de colorações capilares.
Cimento Intercelular
Responsável pelo fortalecimento e selagem perfeita das cutículas
Vitaminas E e C
Antioxidantes naturais, protetores do DNA capilar, proteção contra os radicais livres, umidificantes e revitalizantes naturais, proteção contra os raios UV e preservação da cor.
Vitaminas B3, B5 e B6
Ativadores do metabolismo celular, estimulam a circulação sanguínea, ativam o transporte de oxigênio aos folículos pilosos, estimulam o crescimento e a regeneração tecidual, umidificantes e emolientes.
Composto de extratos vegetais de: Guaraná, Bambu e Frutas Vermelhas
Os Extratos Vegetais atuam diretamente na reposição de nutrientes para a reversão de processos químicos e físicos.
Óleos Naturais de Macadâmia, Tucumã e Cupuaçu
Excelentes emolientes, hidratantes, desobstrutores na circulação capilar e protetores térmicos.
Chá Verde (Camélia Simensis)
Alto poder Antioxidante, regulador da oleosidade do couro cabeludo previne queda de fios e alta ação bactericida.
Silicones Nobres: Ciclometicone, Dimeticone e Ciclopentasiloxane
Atuam como, protetores térmicos, penteabilizantes, ativadores de brilho natural, maciez, sedosidade, desembaraçantes e filtros solares.