terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Cabelo elástico e quebradiço: qual é o melhor tratamento?


Excesso de química pode acabar em tragédia: fios que ao serem esticados não voltam ao normal. A boa notícia é que pra tudo tem saída. Dê fim à quebra e elasticidade do cabelo



Você puxa o fio do cabelo e ele fica franzido, sem voltar ao normal. Com uma só passada de pente, ele se quebra. Pânico! "É o efeito chiclete e ocorre quando a fibra do cabelo perde a elasticidade e toda umidade natural", explica o tricologista (médico especialista em cabelo) Valcinir Bedin. É caso sério: além do aspecto emborrachado, de tão fino e seco o fio perto do couro cabeludo pode esfarelar. "A pessoa pode parecer careca", alerta o especialista, sem fazer drama. Como essa tragédia acontece? Simples: alisamento com intervalo inferior a quatro meses, chapinha todo dia ou tinta toda semana. "Tais procedimentos destroem as microfbras do fio", explica ele, ressaltando que nem tudo está perdido: há produtos para reconstruir as fibras e recompor a massa capilar. Fomos atrás das saídas.

Plano de ação para recuperar os fios

O médico Valcinir Bedin, especialista em cabelo, elaborou uma estratégia de resgate:

A primeira providência da vítima do efeito chiclete é parar imediatamente de usar chapinha, secador, tinta e progressiva. De acordo com o tricologista Valcinir Bedin, há produtos que recuperam o fio e eliminam, semana a semana, o aspecto emborrachado. Mas tem de ter muita paciência! "Os cuidados são diários e a recuperação demora de cinco meses a um ano".

1. Procure um tricologista ou cabeleireiro. Só um profissional pode analisar a situação do seu cabelo e indicar uma hidratação profunda para reconstruir as camadas do fio. O tratamento pode ser feito em casa ou no salão com fórmula que contenha:

· Óleos essenciais: Os de argan, monoï ou melaleuca refazem a camada de proteção.

· Capilisil: É um tipo de açúcar que preenche os espaços escamados dos fos. O cabelo ganha uma nova película.

· Ureia: É um hidratante superpotente, que ajuda reter água nos cabelos.

· Queratina e/ou ceramina: Substâncias que deixam os fios mais grossos, sua função é substituir temporariamente a queratina natural do cabelo que foi perdida.

· Silicone: Cria uma "capa" que protege de novas agressões e não deixa a umidade dos fios ir embora.

2. Você não encontra um único produto com todos esses componentes. Por isso, misture gotas de óleo ou silicone em máscaras de tratamento. Espalhe no cabelo úmido e deixe 20 minutos, depois de lavar. Para potencializar, use touca térmica ou toalha aquecida. Lave com água fria.

3. Lave o cabelo apenas duas vezes por semana. "Use sempre xampu e condicionador da mesma marca e que não contenham sal. E nunca use antirresíduo", orienta o médico. As dicas não param por aí: deixe secar o cabelo naturalmente. Ao pentear, use pente de madeira com muito cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário