quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

DIAS DIFÍCEIS PARA O CABELO E QUESTÕES DE AUTO ESTIMA

Os cabelos podem ser prejudiciais para a saúde mental

Dias difíceis para o cabelo e quetões de auto estima


Todos nós já passamos por dias em que nos apetece literalmente “arrancar” os cabelos, Em muitos casos, esta expressão indica que estamos a passar por uma situação desagradável ou que estamos num dia não, mas neste caso
em particular estamo-nos a referir aos cabelos rebeldes ou difíceis de manejar.

Para quem já passou por este problema ou tenha que enfrentar os remoinhos, não ficará admirado em saber que alguns estudos demonstraram que os dias difíceis para os cabelos, também podem chegar a provocar um impacto negativo sobre
a auto estima de quem padece deste problema. Assim, os cabelos difíceis de manejar não só podem ser um desafio em questões de cabeleireiro, mas também podem ser prejudicais para a saúde mental.

Num estudo levado a cabo por Physique, os investigadores da Universidade de Yale demonstraram que os dias difíceis para o cabelo incidem na auto estima, pois fazem com que aumente o grau de incerteza e autocrítica de um indivíduo. “O interessante é que tanto os homens como as mulheres se vêm afectados negativamente por este problema”, explica a Dra. Marianne LaFrance, professora de psicologia e professora de Estudos do Género da Universidade de Yale. “Inclusivamente o mais fascinante foi descobrir que os indivíduos percebem que as suas capacidades se reduzem consideravelmente quando atravessam esta fase”.

Por vezes temos vontade de arrancar o cabelo
Por vezes temos vontade de arrancar o cabelo
 
Os inquiridos por este estudo foram tanto homens como mulheres de diferentes etnias e de diversos ambientes socioculturais. Os investigadores interessaram-se especialmente no modo em que o cabelo rebelde afecta os indivíduos através da sua auto estima, insegurança social e ainda nos sentimentos de valorização pessoal. Um dos resultados mais interessantes da investigação foi que os dias difíceis para o cabelo têm um impacto dramático na actuação da auto estima.

A experiência de passar por um dia difícil para o cabelo gerou nos participantes deste estudo a sensação de que eram menos inteligentes e com menor capacidade de desenvolver as tarefas que normalmente desempenham bem. Mais surpreendente, porém, foi descobrir que este efeito teve mais impacto nos homens.
 
A investigação também demonstrou um incremento preocupante na sensação de insegurança social entre aqueles que sofrem de um dia difícil para o cabelo. A razão para este fenómeno é muito simples: quando nos sentimos demasiado dependentes da nossa aparência pessoal, tendemos a acreditar que os demais também se apercebem das nossas imperfeições. Em muitos casos, os restantes notam muito menos coisas do que nós próprios imaginamos.

Até o melhor cabelo tem os seus dias
Até o melhor cabelo tem os seus dias

No estudo levado a cabo pela Universidade de Yale, as mulheres demonstraram experimentar mais sentimentos de vergonha e timidez, enquanto os homens demonstraram possuir menos confiança em si e maior nervosismo. Para além desta inquietude social relativa à aparência física, os participantes do estudo começaram a expressar outro tipo de comentários negativos sobre eles próprios. Assim, chegaram à conclusão de que os dias difíceis para o cabelo podem levar a que um individuo se sinta mais crítico consigo mesmo, o qual vais mais além da mera aparência.

Os resultados desta investigação demonstraram também a importância de manter uma boa aparência para um indivíduo se sentir bem com ele próprio. Então que podemos fazer para prevenir este fenómeno?

O primeiro passo consiste em manter o cabelo são e cuidado. Usar um bom amaciador pode ajudar a melhorar o aspecto do cabelo e a prevenir os enredos que o possam estragar. Se por outro lado o cabelo não está em condições, o ideal é consultar um bom cabeleireiro porque o mais certo é ter de cortar as pontas para ter um cabelo que lhe favoreça as feições e, por outro lado, que seja fácil de manter.

Electricidade estática é relativamente simples de resolver
Electricidade estática é relativamente simples de resolver

Por vezes, elementos simples como a electricidade estática podem provocar o fenómeno do cabelo indomável. Este facto é particularmente problemático durante os dias mais frios do ano. Quem tem um problema deste tipo, pode reduzir os seus efeitos usando o mesmo produto que coloca na roupa para minimizar a estática. Uma simples passagem deste produto é suficiente para dominar os cabelos mais rebeldes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário