terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Existem várias escovas progressivas que prometem resultados maravilhosos, sem riscos aos fios.

Existem várias escovas progressivas que prometem resultados maravilhosos, sem riscos aos fios. Definitiva, inteligente, marroquina, indiana, chantilly, cristal, acetinada, chocolate... Muitas vezes, é difícil distinguir a diferença entre elas e diante da escolha errada, as promessas acabam não sendo cumpridas.


Escovas progressivas: como escolher a melhor para cada cabelo?




Um cabeleireiro de confiança é a pessoa certa para ajudar nessa tarefa de escolher a progressiva ideal. “É importante deixar claro para o profissional qual é o resultado esperado. A partir daí, ele pode optar por reduzir o volume, deixar totalmente liso ou recuperar os fios danificados. Outra dica é ficar atenta à duração do tratamento para ter noção se o custo/beneficio é viável”, ressalta Gennaro Preite, consultor técnico, da Condor.

Veja algumas escovas progressivas disponíveis no mercado e não se esqueça de perguntar qual é o ativo principal presente na fórmula (tioglicolato, hidróxidos, cisteína ou seus parentes: sugarcane cysteine, cistina e carbocisteína):

Escova Inteligente: o cabelo pode ser lavado no mesmo dia. É ideal realizar uma hidratação logo em seguida a secagem dos fios e finalizar com a prancha. O procedimento é compatível com qualquer outro tipo de química e requer retornos mensais ao cabeleireiro. Esta composição conta com a presença de formol, porém a quantidade deve estar dentro dos parâmetros estabelecidos pela Anvisa, da seguinte maneira: o uso de formol e glutaraldeído em produtos cosméticos capilares é permitido apenas na função de conservantes (com limite máximo de 0,2% e 0,1%, respectivamente), desde que adicionados durante a fabricação.

Escova Progressiva: utiliza substâncias para alisamento, como tioglicolato e hidróxidos. O resultado é a redução do volume. É imprescindível fazer o teste de mecha antes do procedimento e buscar informações sobre quais produtos podem ser utilizados na manutenção.

Escova de Chocolate, Morango, Chantilly: são mais naturais e as suas fórmulas geralmente são à base de cisteìna, contêm ácidos e seivas de frutas. O odor é super agradável. Resultado: nutrição, reconstrução e brilho para as madeixas. Estão entre os tratamentos mais indicados para quem busca por redução do volume capilar com segurança.

Escova Marroquina: composta por aminoácidos, vitaminas A, B5, D, E, argila especial, proteínas da seda, cacau e hidratantes. Os fios ficam cheirosos, mas só podem ser lavados ou presos no dia seguinte. O efeito dura de dois a três meses.

Escova Definitiva (Japonesa): uma pequena quantidade de tioglicolato e amônia está presente na fórmula para alisar os fios. O processo leva aproximadamente seis horas. O retoque é feito apenas na raiz. Algumas restrições devem ser respeitadas: cabelos descoloridos e relaxados sem amônia ou tioglicolato devem ficar longe da escova definitiva, pois pode haver quebra dos fios. È fundamental hidratar as madeixas semanalmente em casa ou no salão para garantir a beleza do novo visual.

Esse foi o primeiro tipo de escova progressiva a chegar no mercado e já esteve envolvida em muitas polêmicas, por conta das quantidades de formol. Contudo, a delimitação da ANVISA colocou um ponto final na questão. É fundamental ficar atento antes de aderir!

Diante de todas as opções, vale sempre checar se a escova progressiva escolhida contém formol e se está dentro das normas restipuladas pela ANVISA. Tendo em mente que a adição de substâncias a um produto já acabado é proibida por Lei e configura crime hediondo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário